Prefácio

"O fatalismo é sempre uma doença do pensamento ou uma fraqueza da vontade."
:: Paolo Mantegazza

HISTÒRIA: Um blog de contos, contas, crônicas, cartas, citações, críticas, caetanismos, capitalismo, comunismo, choros, mimos, risos, amores, desejos, lições, reflexões e tudo mais que faz parte do meu universo repleto de crises existenciais. Entre, sinta-se a vontade.

SOBRE FATALISMOS, existente e resistente desde 15 de março de 2008, no antigo servidor Blogger, agora no Wordpress. Pelo simples fato de que sua autora sentia necessidade de se expressar literariamente, daí, criou este blog.

SIGNIFICADO: "Fatalismo. S. m. 1.Filos. Atitude ou doutrina que admite que o curso de vida humana está previamente fixado, sendo a vontade ou a inteligência impotente, para dirigi-lo ou alterá-lo. 2. Atitude daqueles que acreditam nessa teoria. 3. O intelectual em crise"
:: Dicionário Aurélio.

"(do latim fatalis, de fatum: destino) Doutrina segundo a qual todos os acontecimentos do universo, especialmente os da vida humana, encontram-se submetidos ao destino, quer dizer, acontecem por uma necessidade absoluta, em conformidade com aquilo que está escrito e dito no chamado 'livro do destino', não restando nenhum lugar para a inteligência e a iniciativa humanas (...). Por extensão, podemos chamar de fatalismo tudo aquilo que faz pressão sobre a vontade humana de modo aparentemente irreversível. Nesse sentido, há fatalidades: a morte para o indivíduo, por exemplo."
:: Do livro Dicionário Básico de Filosofia, de Hilton Japiassú e Danilo Marcondes.

"Em Filosofia, o fatalismo é a concepção que considera serem o mundo e os acontecimentos produzidos de modo irrevogável. É também a crença de que uma ordem cósmica, dita Logos, preside a vida cotidiana. Mas, em geral, é uma corrente aceita por quem toma de modo passivo os eventos, não tendo a crença de que pode exercer um papel na sua modificação. É, assim, uma doutrina que afirma que todos os acontecimentos ocorrem de acordo com um destino fixo e inexorável, não controlado ou influenciado pela vontade humana e que, embora aceite um poder sobrenatural preexistente, não recorre a nenhuma ordem natural, recusando, assim, a predestinação."
:: Wikipédia.

"s.m. Doutrina que considera todos os acontecimentos como irrevogavelmente marcados por uma causa única e sobrenatural."
::Dicionário Online de Português.

"A crença de que 'o que será será', uma vez que todos os passados, presentes e futuros eventos já foram predeterminados por Deus todo-poderoso ou de outra força. Na religião, esta visão pode ser chamado de predestinação, ele defende que as nossas almas se vão para o Céu ou inferno é determinado antes que se nasce e é independente das nossas boas ações."
::Believe.
"Talvez o mundo
Não seja pequeno
Nem seja a vida
Um
fato consumado
Quero inventar
O meu próprio pecado
Quero morrer
Do meu próprio veneno."

:: Cálice - Chico Buarque

Nenhum comentário:

Postar um comentário